Monday, March 07, 2011

Filhos


Brigas dentro de casa podem levar ao estresse pós-traumático em crianças


Se uma criança se sente minimamente ameaçada pela violência observada entre os pais é possível que ela desenvolva sintomas de estresse pós-traumático, sugere pesquisa.
379470 SXC 3 Brigas dentro de casa podem levar ao estresse pós traumático em criançasO estudo, feito por um time de pesquisadores da Universidade Metodista do Sul, EUA, chegou à conclusão de que as crianças somente não reportavam nenhum trauma caso não percebessem a violência vivida como sinal de ameaça. Isso, dizem os pesquisadores, apontaria para a necessidade de entender como as crianças enxergam a presença de um perigo quando os pais brigam.
“Nossos resultados indicam que a relação entre a percepção de ameaça nas crianças e os sintomas de trauma também se correlacionam com o nível de violência do seu entorno”, explica Deborah Corbitt-Shindler. “E mesmo um nível muito pequeno de violência, se interpretado pela criança como algo ameaçador, pode levar ao desenvolvimento de sintomas de trauma nesses indivíduos.”
Os especialistas estimam que mais da metade das crianças expostas a ambientes violentos desenvolve esses sintomas, que normalmente vêm acompanhados de pesadelos, pensamentos negativos e tentativa de fugir das memórias.
Na pesquisa, feita paralelamente com pais e filhos, os pesquisadores chegaram à conclusão de que uma ameaça, para as crianças, é algo associado à possibilidade de alguém ser ferido durante uma discussão, à instabilidade familiar – possível separação dos pais – e à sensação de abandono – sensação de que os pais não poderão cuidar deles.
O estudo também apontou que quando as crianças não viam a briga os sintomas de trauma se amenizavam. Mas foram observados casos em que, mesmo que as crianças tenham sido poupadas das situações, os sentimentos das mães muitas vezes se reflexiam nas crianças entrevistadas. Isso quer dizer que crianças com mães traumatizadas pela violência doméstica, de alguma maneira, também mostravam respostas similares. Essa correlação, entretanto não foi detalhada pelo estudo, mas pode gerar outros questionamentos em pesquisas futuras.
.
com informações da Southern Methodist University

7 comments:

  1. Oi Samanta!
    Não precisa postar isso, mas fiz um comentário do filme da Bruna. Se quiser visualizar está no meu blog;
    http://daniela-fernandes.blogspot.com/
    Deixei um comentário também no seu blog onde você está assinando o contrato do seu filme!
    Você sim é uma pessoa que admiro!

    Beijos,
    Daniela

    ReplyDelete
  2. Ahh eu sou mto mais voce tb ;) rs
    Concordo plenamente no que voce falou sobre, hoje valorizarem o que esta completamente incorreto, essa "troca de valores"... eu nao compreendo ate hoje, como uma prostituta fez sucesso? imagina s´´o, uma prostituta...

    meu deus...

    Gostaria de seguir voce no twitter, caso possua, poste o seu usuario, por favor.

    Tudo de bom, sucesso, superaçao, amor e muita paz.

    Patryk.

    ReplyDelete
  3. Ahh eu sou mto mais voce tb ;) rs
    Concordo plenamente no que voce falou sobre, hoje valorizarem o que esta completamente incorreto, essa "troca de valores"... eu nao compreendo ate hoje, como uma prostituta fez sucesso? imagina s´´o, uma prostituta...

    meu deus...

    Gostaria de seguir voce no twitter, caso possua, poste o seu usuario, por favor.

    Tudo de bom, sucesso, superaçao, amor e muita paz.

    Patryk.

    ReplyDelete
  4. Oi Samantha tudo bem ?? É verdade que você vai fazer um filme sobre o seu livro? Fiquei sabendo que estavam jah escolhendo a atriz para fazer sua personagem ... Nossa sera perfeito se escolhessem a Fernanda Vasconcelos ... Além de linda ela é uma ótima atriz e tem olho claro como o seu ...
    Muito obrigado pela atenção ... e me desculpe por fugir do assunto aqui nos comentários !!!
    Meu nome é Cíntia e tenho 25 anos

    ReplyDelete
  5. Olá Samantha,
    Passei a te conheçer foi no Programa do Ratinho.
    E Parabéns pela decisão de mostrar seu lado na História.
    Continue assim.

    ReplyDelete
  6. Vc é absurdamente linda, uma mulher incrível e admirável. Vc sim é que devia estar nos cinemas como um exemplo para o Brasil e não uma vagabunda, que destruiu a própria família e a família dos outros. Amo seus vídeos com seu marido e desejo toda felicidade do mundo para vcs.

    ReplyDelete
  7. você sim é uma mulher brasileira, que de sol-a-sol luta para criar seus filhos, fico feliz em ver que ainda existem pessoas de bem por ai...

    ReplyDelete

Deixe seu comentário aqui!!