Tuesday, March 27, 2012

Vida Separação Superação

Na minha opinião, acredito que superar uma situação, um trauma, muitas vezes é encarado como "Balela" por alguns. Balela para aqueles que não conseguem e se não conseguem é porque não abriram mão de uma coisa ou outra para poder seguir em frente. Eu superei e assim como todos que conseguem a sensação de orgulho interno é incrível e eu aconselho abrir mão de ser orgulhoso para se orgulhar de si!

Mas voltando ao assunto de abrir mão, muitas vezes é necessário abrir mão de algo ou de uma ou mais situações para seguir em frente.

No meu caso para superar a minha traição e síndrome de abandono foi necessário abrir mão do meu passado, ainda que convivendo com ele por conta da mídia, meu objetivo principal era o meu futuro.

Quando estamos muito abalados e envolvidos com o nosso trauma, é necessário a princípio um tratamento de choque. Estou falando especificamente do que eu fiz por mim e para mim no caso da minha separação.

Separar  TUDO, ABSOLUTAMENTE TUDO E TUDO MAIS que te faça lembrar do seu passado com ele, isso significa muitas vezes até mudar alguns hábitos, sempre visando o seu objetivo que é ser feliz!! Guarde em uma caixa, esconda e não abra, guarde fotos, cartões, objetos, .... Você precisa desse processo de desligamento

O casamento, namoro, relacionamento acabou, então "PONTO", você precisa seguir em frente, seguir a sua vida. Mas como se a sua vida já não existe mais. Mas como se a sua vida a tempos já era a vida dele(a), esse é o nosso primeiro defeito, abandonar nossas vidas para viver a vida do outro! Mulheres são craques nisso!

É tudo muito complexo, complicado ainda mais porque quem é abandonado tem sua auto estima muito abalada. Você vai se precisar se recuperar da separação e ao mesmo tempo vai precisar conquistar a você e a sua auto estima.

O tratamento de choque tem como principal objetivo dar uma limpada na sua mente, o que não é visto não é lembrado e consecutivamente aos poucos vamos automaticamente deixando no passado. Tentar reconstruir uma relação que acabou, ainda mais quando não foi você quem pôs fim nela é muito mais sacrificante, dolorido, desgastante do que aceitar o fim imediato.

Porque temos a dificuldade de aceitar o fim? Um não? Eu demorei 8 meses para entender que o fim já fazia parte do meu passado e eu ainda tentava manter o fim no presente!

Existem pessoas que tentam por anos a fio, recomeçar um casamento e se sujeitam a situações tão humilhantes que chega a ser um pecado contra si mesmo, contra os filhos se for o caso.

Vamos aceitar a decisão do outro, isso também é uma atitude de respeito sua para com ele(a).

Foque em você, construa a sua vida.

Vou dar um exemplo, sua casa desabou por conta de um terremoto, não sobrou paredes, teto e agora o que fazer? Você vai viver nos escombros, em meio ao caos, a chuva ao sol, exposto ao mundo sem estar protegida(o)? Ou Vai limpar o terreno e construir uma nova casa, melhor que a anterior. E aos poucos a lembrança da casa antiga vai ficando no passado. Dela só deve ser lembrada as boas reuniões familiares, as coisas boas que nela aconteceram. A casa nova não será construída da noite para o dia, vai precisar de planejamento e esforço para ficar pronta o mais rápido possível, afinal, você precisa dela para morar.

Então porque não fazer isso com seu estado emocional?

Diferente dos outros problemas e traumas da vida esse nós sabemos exatamente "onde, como e porque ele existe", não precisamos de profissionais para nos dizer, essa depressão é por conta da separação, essa dor é por conta da separação. Todo mundo que se separa sabe o motivo da sua carência. O que facilita correr atrás do prejuízo, ainda que for para procurar um, psicólogo ou psiquiatra.

Vamos começar a construção da nossa vida hoje!

Se você é casado, tem companheiro, não importa, comece a cuidar de você também, ainda que seu relacionamento esteja ótimo, vá viver a sua vida e não a do outro, para que se por um azar o relacionamento acabar você vai precisar apenas se recompor e não começar do zero!

Reflita sobre os benefícios e malefícios de continuar a querer viver num relacionamento que acabou e só você não aceitou.

Reflita sobre você, suas atitudes.

Ninguém pode ser feliz por ninguém, só você pode ser feliz por você, nem que seja por apenas um dia e mais um dia.

Sempre digo que a superação de uma relação que acabou, "é ser feliz só por hoje", "viver um dia após o outro", como um dependente químico.

Boa semana a todos!!

Samantha Moraes
twitter @sigasamantha
Samantha no Facebook clique aqui

12 comments:

  1. Oi, Samantha!

    Concordo plenamente! E é bacana saber que você não fala da boca para fora, mas por ter vivido uma experiência ruim, superado e evoluído.

    Parabéns pelo blog, ficou bonito! Só achei um pouco difícil de ler com as flores no fundo. Posso ser eu a cegueta também... rsrsrs

    Besitos

    ReplyDelete
  2. Oi Bianca, obrigada pelo seu comentário, vou tentar melhorar o fundo, obrigada pelo carinho tbém!!

    ReplyDelete
  3. Adorei td q escreveu, coisas sábias, hj em dia as pessoas acham q só acompanhadas podem ser felizes, mas nem sempre isso é verdade, beijos

    ReplyDelete
  4. Oi Sah...
    Adorei tudo que vc colocou ai, da vontade de copiar e colar no meu blog, tem gente que precisa ler e por em prática tudo isso.
    Bjo no ♥...adoro vc!

    ReplyDelete
  5. Obrigada meninas Ana, obrigada viu pelo carinho!! e Clesynha copia ué.. só dá os créditos e valeu!!! hehehehe

    ReplyDelete
  6. Lindo texto, serve pra mim, mas ainda é dificil de colocar em prática, mesmo após 1 ano e 2 meses.....

    ReplyDelete
  7. Boa tarde Samantha!
    Passando no seu cantinho para dizer que te acompanho já algum tempo e te admiro muito enquanto pessoa e pelas experiências que vc conseguiu reverteu em sua vida!

    Parabéns pelo espaço e pelos vídeos!
    Elaine

    ReplyDelete
  8. Sah...então tá, copiando aki e colando no meu...claro que os créditos são seus, essas belas palavras, conselhos, incentivo...enfim a autora é vc...

    ReplyDelete
  9. Perfeito....

    A melhor parte é "viver um dia após o outro" como dependente químico.

    Somente assim mesmo para superar.
    Sempre digo que final de relacionamento é como cocaína... vc quer usar por causa do "barato" mas só te faz mal e te leva para o buraco.

    É difícil colocar em prática... mas vamos que vamos...

    Valeska Mangini Francki

    ReplyDelete
  10. Obrigada ...estava precisando ler isso!!!

    ReplyDelete
  11. Gostei muito do post!! Precisava mesmo ler algo assim.. mas como é dificil... estou tentando sair do meu terceiro relacionamento fracassado.. e ja tenho em minha mente que parece que fui feita pra ficar sozinha, talvez por isso ainda esteja tão apegada ao meu ultimo ex.. estou tentando me ocupar com meu trabalho, voltar minha cabeça pra outras coisas.. mas como é dificil!!

    ReplyDelete

Deixe seu comentário aqui!!