Me siga por e-mail e receba as atualizações do Blog

Tuesday, August 05, 2014

O que é a Carteira de Identidade Eletrônica do Estudante?


O que é a CIEE, Carteira de Identidade Eletrônica do Estudante?
Temos que ter um controle mais eficaz da freqüência dos estudantes nas escolas e a carteirinha eletrônica do estudante dispõe do uso da tecnologia para registrar a entrada e saída dos estudantes nos estabelecimentos de ensino.O sistema de ensino público tem que ter um documento de identificação pessoal e intransferível e é esta a proposta da CIEE, que é um cartão que possui chip e tarja magnética. Esta carteirinha registrará toda a vida curricular do aluno e integrará facilmente a escola com a família, possibilitando que os pais possam certificar se os filhos comparecem a escola no dia a dia, além de poderem acessar pela internet, todo o histórico escolar como: notas, faltas, advertências e o desempenho nas salas de aulas.

Como vai funcionar a CIEE?
ideia da carteirinha de identidade eletrônica do estudante proposta por Samantha Moraes, deputada federal, 1599, dá aos diretores e professores da rede de ensino pública, a princípio de São Paulo, muito mais controle e rigor sobre seus alunos. O uso da tecnologia que dispõe o projeto, possibilita aos educadores acompanhar em tempo real o desempenho dos estudantes e ainda propõe interatividade direta da escola com os pais ou responsáveis. A carteirinha vai extinguir o processo de chamada de presença feita pelo professor nas salas de aulas. A chamada será eletrônica, nos mesmos moldes das empresas, onde os funcionários registram suas presenças em pontos eletrônicos através dos seus crachás magnéticos
Se um aluno não registrou sua entrada na escola, uma mensagem eletrônica será disparada em tempo real via e-mail e SMS ao responsável informando que o filho ou filha faltou à escola e solicitando que entre em contato imediatamente. Além disso, o documento tecnológico criará estatísticas do desempenho dele a cada semana, mês e ano letivo. É mais controle e segurança para os estudantes e suas famílias.

Como deputada federal, 1599, Samantha Moraes quer implantar nas escolas públicas:
·         Psicólogos na escolas para auxiliar pais e alunos: Serão estagiários de universidades públicas, acompanhados por um coordenador psicólogo formado, que irão orientar alunos com problemas e seus pais também. É uma medida para detectar alguma tendência do aluno a se envolver com drogas ou descobrir se o estudante sofre com problemas de violência doméstica ou bullying, que o leva a ter dificuldade na aprendizagem. Pais serão orientados e alunos monitorados para o melhor desenvolvimento escolar e social na fase crítica que é a adolescência.
·         Escola em período integral: Ampliação do horário escolar, com oficinas de esporte, artesanato e cursos profissionalizantes Os alunos terão orientação a respeito do mundo atual, sendo informados sobre as principais notícias do Brasil e do mundo. Precisam ser educados com uma visão real da sociedade onde vivem. Serão antenados para o que acontece a sua volta e as possibilidades boas na vida. A idéia é ampliar a visão das crianças e adolescentes com relação a atitudes morais e cívicas e auxiliar em vocações profissionais. A escola tem que ser um local seguro para os adolescentes permanecerem, evitando que fiquem nas ruas ou sozinhos em casa, a espera dos pais que retornam do trabalho.
·         Monitoramento das escolas por câmeras de segurança.Assim diretores, professores e pais podem monitorar a ausência e presença nas salas de aulas. Este ideia já funciona em escolas particulares. Este aparelhamento inibe ações de vandalismo e brigas dentro das salas de aula. É mais segurança para alunos e professores.
·         Mais segurança: Bombeiros na escola protegendo a integridade dos alunos. Com ações preventivas contra incêndios e preparados para dar os primeiros socorros em quedas e acidentes.
·         Mais atenção: Professores de reforço escolar a disposição dos alunos após o horário escolar, garantindo uma segunda opção de atenção aos estudantes fora do horário de aula e sem atrapalhar o andamento nas salas de aulas.
·         Sistema on-line para tirar dúvidas: Alunos poderão tirar dúvidas e melhorarem seu empenho nos estudos. E através da internet encontrarão o resumo das matérias e dos exercícios, para auxiliar e incentivar a aprendizagem.



“Quero contar com seu voto na luta por uma rede de ensino pública mais moderna e segura para nossos filhos” (Samantha Moraes, deputada federal, 1599)

No comments:

Post a Comment

Deixe seu comentário aqui!!