Wednesday, January 30, 2008

Recebi e aprovo!!

A ARTE DE NÃO ADOECER
Dr. Dráuzio Varella

Se não quiser adoecer - "Fale de seus sentimentos". Emoções e sentimentosque são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera,dores lombares, dor na coluna. Com o tempo a repressão dos sentimentosdegenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossaintimidade, nossos segredos, nossos pecados. O diálogo, a fala, a palavra, éum poderoso remédio e excelente terapia.

Se não quiser adoecer - "Tome decisão". A pessoa indecisa permanece nadúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas,preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidiré preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganharoutros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas eproblemas de pele.

Se não quiser adoecer - "Busque soluções". Pessoas negativas não enxergamsoluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, opessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é aabelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. Opensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.

Se não quiser adoecer - "Não viva de aparências". Quem esconde arealidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quermostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso... umaestátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver deaparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seudestino é a farmácia, o hospital, a dor.

Se não quiser adoecer - "Aceite-se". A rejeição de si próprio, a ausência deauto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é onúcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos,imitadores, competitivos, destruidores Aceitar-se, aceitar ser aceito,aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.

Se não quiser adoecer - "Confie". Quem não confia, não se comunica, não seabre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizadesverdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta defé em si, nos outros e em Deus.

Se não quiser adoecer - "Não viva sempre triste". O bom humor, a risada, olazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre temo dom de alegrar o ambiente em que vive. "O bom humor nos salva das mãos do doutor".

Alegria é saúde e terapia.